domingo, 21 de janeiro de 2007

Fala sério!

SÓ VENDO

Gênesis 42:18-43:34

“Certamente estamos sendo punidos pelo que fizemos a nosso irmão”. Não só às vezes o cumprimento dos sonhos de Deus tardam, mas não falham, como também o arrependimento. Os irmãos de José atribuíam aquele constrangimento ao fato de terem dado um fim ao rapaz quando jovem.

Sem saber que era o próprio José, agora adulto, que falava com eles por um intérprete, aceitaram a ordem de partirem com um pouco de comida, mas sem o irmão Simeão, que ficou preso no Egito. José estava provando eles. Ele queria ver o Benjamim, seu amado irmão caçula. Queria saber se aqueles irmãos haviam feito com o menino o mesmo que fizeram com ele no passado. Desejava saber se o coração deles havia mudado.

Quando Jacó soube dessa história, de que teria que deixar o Benjamim ir junto com eles de volta ao Egito para provar que os irmãos não estavam mentindo e resgatarem o outro irmão, ele quase teve um troço. Mas quando a comida ficou escassa novamente, ele aceitou.

José não se conteve quando esteve com Benjamim, e em secreto, chorou muito. Foi emocionante ver um irmão muito amado depois de tantos anos. Ele deu um grande banquete e ofereceu para os irmãos, mas ainda não havia se revelado.

Às vezes ficamos meio “Tomés” mesmo. Só acreditamos vendo. Pessoas – ou nós mesmos – pisam tanto na bola que fica difícil saber quando se está sendo sério. Brincamos tanto, ferimos sentimentos, enganamos o coração dos outros de tal maneira, que quando precisamos que nos dêem crédito, não o obtemos. Por isso José não acreditava nos irmãos mais velhos dele e pediu para que trouxessem o Benjamim.

Senhor, que eu seja autêntico em tudo o que faço, que eu jamais venha a perder o crédito por causa de meus vacilos. Já provei isso, e não é bom. Livra-me disso.


O PROFETA SEM HONRA

Mateus 13:47-14:12

“Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”.

Lembrei de um discípulo meu que quando converteu, ficou cheio do Espírito Santo e começou a pregar pra todo mundo. O primeiro amor, sabe? Inclusive levou muitos amigos dele para a igreja, dos quais vários converteram. Mas ele tinha um problema com a família. Eles não acreditavam que ele havia mudado, que o caráter dele havia sido consertado. Não davam crédito para ele, nem queriam saber de igreja.

Sabe, realmente é difícil quando se trata de familiares. Eles conhecem você desde pequeno, sabem dos seus defeitos, das suas mentiras e, de repente, vêem você mudado e não conseguem acreditar. Simplesmente não crêem que você agora é santo.

Jesus passou por isso. O ministério dele começou aos 30 anos de idade. Antes disso ele era um carpinteiro com seu pai em Nazaré. O povo da cidade o conhecia como tal. Conhecia toda a sua família, seus irmãos e irmãs. Quando ele apareceu ali fazendo milagres, eles não deram crédito ao antigo carpinteiro. A Bíblia diz que ali ele não pode fazer muitos milagres por causa da incredulidade daquele povo.

Senhor, livra-me da incredulidade. Que mesmo que eu veja meus parentes ou mesmo algumas pessoas na igreja que ainda não levem a sério a vida contigo, que eu creia que um dia elas se entregarão por completo a Ti, que eu não os condene, mas que eu tenha fé que mudarão.


---------------------------------------------------------

Curtindo o som: “Better Than Drugs”, de Skillet. “How can I tell You just all that You are, what you do to me? You're better than drugs, Your love is like wine... Feel you comin' on so fast... Feel you comin' to get me high!”

Nenhum comentário: