segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

O sogro

ATÉ QUE O SOGRO NOS SEPARE

Gênesis 31:17-32:12

O Senhor falou para Jacó sair da terra do seu tio Labão, logo após ele perceber que já não era mais querido ali. Então pegou sua família e resolveu partir para a terra de Isaque, seu pai. Mas ele não saiu bem dali. Saiu meio que escondido, sem nem deixar o Labão se despedir das filhas e netos, o que trouxe indignação a este. Ou seja, Jacó fugiu. Pra completar, Raquel roubou uns ídolos de seu pai para levar na viagem, provavelmente porque ainda estava apegada à “cultura” de cultuar outros deuses e confiava mais neles do que no Senhor.

Labão perseguiu Jacó e sua família, mas Deus o avisou em sonho para tomar cuidado com as suas palavras. Por isso ele ficou mais calmo, mas deu um desabafo quando achou o fugitivo Jacó. O Labão era um sogro possessivo. Juntando com o erro de Jacó de casar e ficar morando na casa do sogro, fez com que Labão se sentisse o dono de suas filhas e também dos seus netos. E a fuga de Jacó o deixou irado. Mas tudo ficou resolvido, com muito diálogo e desabafos de ambos. Até fizeram mais uma aliança – se bem que pelo caráter dos dois, isso era coisa que não se levava muito a sério.

Existem duas coisas que influenciam mal os casamentos. Uma sogra possessiva que mete o bico em tudo, como se fosse ainda a dona da sua filha ou uma esposa que ainda pensa que sua família é a de sua mãe, desprezando seu marido. Quando você casa, sua nova família é com quem você casou. É claro que seus pais ainda devem ser honrados e amados, mas não são mais a sua primeira família, aquela que requer prioridade. Isso vale tanto para os rapazes quanto para as moças. Por isso Deus disse que o homem DEIXARÁ pai e mãe e se UNIRÁ à sua esposa. Esse princípio de Deus é muito importante e traz maturidade ao casal. Quando eu casar, vou mudar para outro Estado. Distante da mamãe... ou da minha sogra. (rsrs)

Agora a preocupação de Jacó era outra: perto da casa de seu pai, Esaú, seu irmão que foi passado à perna várias vezes estava vindo agora ao seu encontro com 400 homens – o que parecia em nada uma boa recepção. Isso apavorou Jacó que clamou a Deus. A oração de Jacó demonstrou humildade de espírito. Pense num homem aperreado!


QUEM EU DEVO TEMER

Mateus 10:24-11:6

Para as missões dos discípulos, Jesus continuava dando instruções. Disse que o discípulo não é maior que o seu mestre, portanto, se Ele passou por aperto, eles também passariam.

Jesus também avisou sobre o suposto medo que os discípulos tivessem nas missões. Que eles não deveriam temer os que matam o corpo mas não podem matar a alma; antes deveriam ter medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno – ou seja, Deus. O Senhor requer o meu temor, pois a minha vida está nas mãos Dele. Ele conhece cada fio de cabelo meu. Tudo está no controle Dele.

Senhor, que eu não tenha vergonha de Te confessar diante dos homens, pois o Senhor morreu nu em uma cruz para me livrar do pecado; que eu assuma o meu papel como o teu soldado e te ame mais do que todas as coisas, mais do que qualquer pessoa, pois Teu amor excede todo entendimento; que a minha vida se abandone em Teus braços, que seja um sacrifício pela Tua causa, pois não devo achá-la em outras coisas; que eu tome a minha cruz e te siga, todos os dias da minha vida. Amém!


CONFIAR NO AMOR DE DEUS

Salmos 13:1-6

A confiança em Deus era algo que Davi não deixava de ter. Mesmo abalado por causa de tantos inimigos, suas palavras eram: “Eu, porém, confio no teu amor”. A face de Deus era a prioridade dele. Sem ter a resposta de Deus em sua vida, sem ter os olhos iluminados pelo Senhor, era como morte para ele.


ÁRVORE QUE DÁ VIDA

Provérbios 3:16-18

Nas mãos da sabedoria de Deus existem bênçãos para mim. Na direita, longevidade; na esquerda, riquezas e honra. Mas o interessante é que eu não devo buscá-la por causa dos resultados materiais, devo fazê-lo pelo prazer do amor de Deus. O resto vem em anexo. Devo abraçá-la porque é árvore que me dá vida, mais tempo para demonstrar o meu amor por Deus.


---------------------------------------------------------

Curtindo o som: “Carry My Cross”, de Third Day. “So I'll carry my cross and I'll carry the shame, to the end of the road, through the struggle and pain. And I'll do it for love. No, it won't be in vain... Three more days and I'll be coming back again...”

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei seu blog!!

E fiz mais ou menos o q vc disse no final... fui morar longe da sogra...

Te amo!!

beijão!