sábado, 13 de janeiro de 2007

Você pode guardar um segredo?

O SONHO DE JACÓ

Gênesis 28:1-29:35

Esaú, o cara que pisava na bola direto, deu mais uma. Quando viu que Jacó fora enviado para a tribo de sua mãe, para achar uma esposa, percebeu que seus pais não gostavam da decisão dele de se envolver com mulheres mundanas. O que ele fez? Despediu as pagãs? Negativo, agora ele tinha três, mas uma era da casa de seu tio. Sabe, às vezes somos assim. Sabemos o que é o certo a se fazer quando possuímos coisas do mundo conosco, nos livrar delas, mas teimamos em colocar coisas santas junto. Jesus disse que não devemos servir a dois senhores. Pense bem.

Betel (“Casa de Deus”). Esse foi o nome que Jacó deu a um lugar onde teve uma visão sobre anjos de Deus subindo e descendo em uma escada do céu (imagino que seria escada rolante). Ali, ele pegou o seu travesseiro de “preda” e o transformou em um altar, consagrando com óleo. Foi um lugar onde ele conheceu o temor de Deus, pois o Senhor ali mesmo confirmou o que havia prometido para seu avô Abraão e seu pai Isaque. E ainda acrescentou mais, dizendo que Sua presença estaria com Jacó, por onde este fosse. “Não o deixarei enquanto não fizer o que prometi”, disse Deus.

Senhor, que eu tenha temor de Ti, principalmente quando eu estiver em Tua casa, que eu a leve mais a sério e receba as promessas que Tu me entregas ali.

Nosso amigo fujão, Jacó, agora havia chegado a um poço, onde em breve, encontraria a sua futura esposa Raquel. Quando ela apareceu, ele foi todo cavalheiro, removendo a pedra da boca do poço, dando água para as ovelhas da moça, impressionando Raquel. Logo depois ele a beijou (apressadinho no primeiro encontro, hum?) e chorou alto contando a sua estória para a moça. Se ele chorou lágrimas de crocodilo para impressioná-la, isso eu não sei. Mas de uma coisa eu sei, poço é um bom lugar para se achar mulheres de Deus para casamento (rsrs). Sério! Já percebeu que aconteceu o mesmo com Isaque e Moisés? Me deu até sede. Pena que hoje em dia não existam mais tantos poços assim...

Finalmente Jacó encontrou um concorrente à altura na área do engano. Labão, seu tio. O cara passou o Jacó para trás e o fez trabalhar 14 anos para poder lhe dar a Raquel, sua filha, como esposa. Era pra ser sete anos, o trato inicial. Mas ele deu uma festa, provavelmente Jacó encheu a cara, e acabou dormindo com a irmã de Raquel, Lia, a mais velha da família. Plano do Labão para não deixar a filha mais velha pra titia. Agora o Jacó teria que trabalhar o dobro (e não ficar bêbado) para ter a Raquel em seus braços. Acho que Jacó era analfabeto, porque ele amava Raquel e não Lia... (entendeu? “Não Lia”...) É, essa é velha...


VOCÊ PODE GUARDAR UM SEGREDO?

Mateus 9:18-38

A missão de Jesus agora era tirar das garras da morte a filha de um dirigente da sinagoga, chamado Jairo. Isso mesmo! De um religioso, provavelmente daqueles que o condenavam. Talvez aquele religioso tenha ido ali para testar Jesus e ver pessoalmente se ele era aquilo que falavam, um desabafo, tipo “vamos ver se você é tudo aquilo que dizem” (se colar, colou)... Embora fosse uma situação muito abaladora: uma filha morta. Talvez fosse um pai desesperado mesmo e com fé de que Jesus poderia trazer a sua filha à vida novamente. O importante é que Jesus foi com ele e deu vida novamente à menina.

Pai, peço que esse tipo de milagres se manifestem hoje em dia; e o mundo verá que o Senhor continua dando vida, mesmo aos mortos.

Sabe quando você pede pra alguém manter segredo sobre algo e logo depois você percebe que todo mundo ficou sabendo? Jesus fez isso com dois cegos que ele curou. Na verdade, Jesus dizia que era a fé deles que os trouxe cura. Quando o nazareno os advertiu severamente para não espalharem a notícia, eles fizeram o contrário. Ex-cegos com fé... e fofoqueiros!

Jesus tinha compaixão das multidões, aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Quanto mais ele pregava e curava, mais percebia que o trabalho era gigantesco. “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”.

Senhor da colheita, envie mais trabalhadores que levem ao mundo a Tua palavra e a Tua cura. Que eu me compadeça das multidões que anda vagando sem rumo.


O QUE PODE FAZER O JUSTO?

Salmos 11:1-7

“Quando os fundamentos estão sendo destruídos o que pode fazer o justo?”

Pode deixar de ser omisso, pregar mais a Palavra de Deus, orar mais, cuidar bem de sua família, dar bom testemunho, amar mais a Deus e ao próximo, deixar de imitar o ímpio, pode deixar de ver novelas e programas que não edificam, deixar de ver porcaria na Internet, deixar de curtir música mundana que em nada melhora a vida espiritual... Enfim, pode fazer muita coisa. Na verdade, a nossa sociedade está esse caos, com os fundamentos ruindo, porque os filhos de Deus não se manifestam da maneira correta.

Meu Deus, sei que o Senhor está no Seu santo templo, observando o que acontece com este mundo. Que eu não me conforme com o que está acontecendo em nosso meio e clame a Ti pela restauração dos Teus fundamentos nessa Terra. Pois o Senhor é justo, e ama a justiça, os retos verão a Tua face.


NÃO LEVE A MAL

Provérbios 3:11-12

Lembra do Caim? Ele recebeu uma dura de Deus, mas ao invés de se consertar, ficou magoado e desprezou a repreensão do Senhor. A Palavra de Deus diz que não devemos ser assim, mas que a gente entenda que Ele disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho a quem quer bem. E de vez em quando eu mereço uma boa disciplina mesmo...

Pai que eu não leve a mal a Tua repreensão. O Senhor tem total liberdade para me disciplinar quando for preciso.


---------------------------------------------------------

Curtindo o som: “The Stand”, de Michael W. Smith. “I’ll stand with arms high and heart abandoned, in awe of the One who gave it all.”

Nenhum comentário: