sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Jesus e os jovens

QUEM? EU???

Êxodo 2:11-3:22

Muitos anos se passaram desde o tempo de José. Agora um novo rei governava o Egito. Ele temia que os israelitas ficassem mais poderosos que os egípcios e os colocou sob jugo de escravidão.

A vida dos descendentes de Jacó virou uma calamidade. Agora escravos, clamavam a Deus por libertação. Deus ouviu a sua oração e levantou Moisés, um hebreu criado pela princesa egípcia para libertar o povo.

Mas Moisés não foi um cara fácil pra Deus. Sobrevivente de uma chacina de meninos naquela terra, Moisés tornou-se fugitivo do Egito por ter matado um egípcio. Ele exilou-se no deserto e teve ali, diante de uma sarça ardente, um encontro com Deus que revelou que ele seria o libertador dos hebreus.

Moisés não gostou nada da idéia e começou a inventar desculpas para não fazer o trabalho. Quando disse para Deus que não seria capaz de fazer aquilo, o Senhor disse que estaria com ele. Quando disse “e se o povo perguntar qual o nome do Deus que te enviou?” O Senhor disse: “Eu sou o que sou. EU SOU me enviou a vocês”. O nome de Deus ali é Yahweh que significa “Eu sou Aquele que é”, ou seja, isso enfatiza a auto-existência ativa e dinâmica de Deus. Muitas outras desculpas ainda viriam pela frente...

Sabe, às vezes somos assim também. Inventamos toda sorte de desculpas para não fazermos a vontade de Deus. “Estou doente”, “não tenho tempo”, “trabalhando muito”, “estudando muito”, “não falo direito”, “sou pobre” etc etc. Mas precisamos entender que Deus é o que efetua tanto o querer quanto o realizar (Fp 2:13). É Ele quem capacita e quem faz todo o trabalho, somos apenas o canal. Moisés precisava saber disso, eu também preciso entender mais disso em minha vida.


JESUS E OS JOVENS

Mateus 17:10-27

Quando Jesus chegou com os seus discípulos em Cafarnaum, cobraram dele e de Pedro o imposto das duas dracmas, o famoso imposto do templo. Mas, porque Jesus pagou apenas o imposto dele e de Pedro?

O imposto das duas dracmas era cobrado de homens com idade acima dos 20 anos (Ex 30:13-14). Esse imposto ajudava a manter o templo.

Se pararmos para refletir nisso tudo, chegaremos à conclusão de que somente Jesus e Pedro possuíam mais de 20 anos. Somente eles dois pagaram o imposto. Acredito assim, que os outros discípulos de Jesus eram jovens. Bem jovens, por sinal. Talvez João tivesse entre 14-15 anos.

Não é impressionante? Deus se fez carne, habitou em nosso meio e escolheu 12 jovens para andar com ele, ensiná-los e confiar a expansão do Reino nas suas mãos. Ele acredita nos jovens!

Pai, que essa geração entenda que o Senhor os chama jovens para realizarem a Tua obra. Que eles aceitem o Teu chamado e causem uma revolução nessa Terra, assim como aqueles jovens fizeram naquele tempo.


---------------------------------------------------------

Curtindo o som: “History Maker”, de Delirous? “I'm gonna be a history maker in this land… I'm gonna be a speaker of truth to all mankind”.

2 comentários:

dea disse...

oi meu irmao
seu blog e bençao e é isso q devemos fazer divulgar o amor desse DEUS MARAVILHOSO
q DEUS continue te abençoando
e te dando sabedoria
bjsss
A PAZ !!!!!!

Anônimo disse...

É bom a gente poder ver um blog tão abrangente.