terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Luta diária

PENIEL

Gênesis 32:13-34:31

Jacó tomado pelo pavor de se encontrar com um irmão aparentemente vingativo, isolou-se de sua família e ficou sozinho com Deus. Durante a noite aconteceu um dos eventos mais marcantes da Bíblia. Ali, no meio da angústia de ter que brigar com o próprio irmão, agora ele lutava com o Senhor. Muitas vezes a Bíblia quando fala do “Anjo do Senhor” (Oséias 12:4), é evidente que está falando da própria presença de Deus, de Cristo pré-encarnado. E quando Jacó percebeu isso, o sol já estava aparecendo e o Senhor o deixando. Mas Jacó não deixaria essa oportunidade ir embora assim e se agarrou com Deus, dizendo que só o largaria se Ele tocasse na sua vida, que o abençoasse. A luta de Jacó envolveu também oração intensa e súplica fervorosa. O Senhor queria partir antes do amanhecer para que Jacó não O contemplasse plenamente. Deus se permitiu vencer por Jacó e o tocou em três áreas.

No físico, deixou uma marca em Jacó, que jamais se esqueceria de ter lutado com Ele. A manqueira de Jacó era prova de que não se tratava de um simples sonho.

Na alma, mexeu nos sentimentos de Jacó, no mau caráter dele. “Qual o seu nome?”, Deus perguntou. “Jacó”, ele respondeu. Algo como “sou um trapaceiro desde nascença”, “sou mentiroso”, “enganador”. Quando a presença de Deus se manifesta em nós, o seu Espírito nos leva ao arrependimento e confissão dos nossos pecados.

No espiritual, nada que é oculto não vem à luz. Quando temos esse tipo de atitude diante de Deus, de espírito quebrantado, de arrependido, Ele muda a nossa vida. “Agora você não se chamará mais trapaceiro, mas sim Aquele que lutou com Deus”. Esse é o significado de Israel.

Naquela época, saber o nome significava intimidade. Por isso Jacó perguntou o nome daquele com quem lutava, mas não havia percebido que o Senhor já havia dado a resposta em seu novo nome, Isarel. “El” significa Deus.

Aquele lugar chamou-se Peniel, onde se vê a face de Deus. Lembre-se, Jacó se isolou para ver a face de Deus. Precisamos ter o nosso Peniel diariamente, um tempo sozinho com Ele, um lugar onde possamos ver o Seu rosto e, se for o caso, lutarmos pela presença Dele.

Imediatamente após o confronto com Deus, agora o novo Israel estava pronto para confrontar seu irmão. Nada do que ele imaginava antes aconteceu. Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço e o beijou. Ficou feliz em vê-lo juntamente com uma família nova, de ver seus sobrinhos que não conhecia. Os dois ali choraram abraçados. Reconciliação.

Assim acontece conosco. Quando temos um encontro com Deus, Ele reverte a pior situação para algo que nos deixa aliviados.

Senhor, peço-te que a Tua presença jamais se afaste de mim, e saiba que eu vou lutar para que isso não aconteça. Sei que os piores problemas se tornam pequeninos diante de Ti. A quem mais tenho eu? Obrigado!


O QUE VOCÊ ESPERA DE UM HOMEM DE DEUS?

Mateus 11:7-30

Muitas coisas me chamaram a atenção hoje nessa leitura e me tocaram profundamente, mas vou dar destaque a uma delas. Sobre o que Jesus falou a respeito de João Batista.

Certa vez, João já estava preso e enviou seus discípulos pra perguntarem a Jesus se Ele realmente era aquele que havia de vir. Sabe, João não fez isso porque duvidava que Jesus fosse o Messias, mas porque os seus discípulos não acreditavam ainda. Eles, os discípulos de João, ficaram chateados porque Jesus estava batizando pessoas e também porque os que andavam com Ele não jejuavam. Às vezes somos assim, queremos exclusividade sobre algo que Deus dá para todos. Queremos patentear a bênção. Ficamos com dor de cotovelo e chateados, até mesmo com Deus. Mas João Batista não era assim. Ele afirmou que importava que Jesus crescesse e que ele diminuísse. Não é sobre mim, não tem a ver comigo, tem a ver com Cristo, é tudo sobre Ele. Eu não tenho que ser reconhecido por ninguém, Ele é quem tem que levar a fama.

E Jesus sabia disso. Perguntava o que as pessoas esperavam ver em um homem de Deus como João Batista. Um cara cheio da grana? Carrão, casarão? Bem vestido? Estudado? Preocupado com o seu mundinho? Não, negativo! Aquele que abre a porta para o Senhor não está preso no brilho desse mundo tenebroso, não se vende fácil, não negocia a sua santidade, é mais que um profeta. Mas sempre é mais fácil encontrar razão para criticar um homem de Deus do que se arrepender diante de suas exortações.

Jesus defendeu João Batista dizendo que ele abriu o caminho para a Sua entrada. Nós temos que abrir caminho para que Jesus entre na vida das pessoas. Esse é o nosso papel, esse é o nosso motivo de vida. Devemos ser movidos por isso, diariamente. E temos que nos esforçar para isso, pela causa do Reino. Jesus disse que o Reino dos Céus é conquistado por força!

Jesus, que cada vez mais o Senhor cresça! Mais de Ti e menos de mim. Que eu entenda mais o meu papel no Teu Reino, a ponto de lutar por ele, de morrer por ele. Esse é o meu motivo de vida!


O ATEU BÍBLICO

Salmos 14:1-7

Certa vez o meu antigo pastor encontrou-se com um ateu. Este dizia que não acreditava em Deus, nem na Bíblia. O meu pastor, bem sábio, disse que a Bíblia deveria ser levada a sério, pois até mesmo citava a vida desse rapaz. Então o cara perguntou onde estava na Bíblia algo a respeito dele. Meu pastor respondeu com o Salmo 14:1: “Diz o tolo em seu coração: ‘Deus não existe’”.

Senhor, sei que os Teus olhos procuram nessa Terra homens que tenham Teu entendimento, que busquem a Ti. Embora não haja ninguém que faça o bem, pois todos pecaram, ache em mim um homem com um coração quebrantado e sedento por mais de Ti, que admite os pecados, os erros e os corrige. Não pela minha imunda justiça, mas pela Tua perfeita.


ALICERCES

Provérbios 3:19-20

Tempo desses eu fui a um aniversário de uma irmã da igreja e, de lá de cima do apartamento dela, eu observei uma construção de outro prédio vizinho. Impressionante o tanto de homens que trabalham para que aquelas bases se tornem fortes o suficiente para suportar um prédio imenso. Trabalho de homens inteligentes.

Olhe para fora da janela e contemple aquilo tudo que Deus edificou, o trabalho dele na natureza, no céu. Como alguém pode se achar desculpável por não acreditar Nele?

A Bíblia fala que os alicerces da Terra foram lançados pela sabedoria Dele. Ela é a base de tudo. A base do meu dia-dia. É o meu alimento matinal. Melhor que sucrilhos. Hmmmmmmmmm!


---------------------------------------------------------

Curtindo o som: “Canção da Santidade”, do Santa Geração. “Tira o meu prazer, Senhor, pelo pecado e dá-me um fogo de amor por Ti...”

Nenhum comentário: