quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

O sonhador

COM O QUE VOCÊ SONHOU HOJE?

Gênesis 37:1-38:30

Tem uma expressão antiga que diz: “Não conte seus sonhos para o homem, que pode estragá-lo. Conte para Deus que pode realizá-lo”.

José, filho de Jacó, era um jovem sonhador. E os seus sonhos provocavam ira nos seus irmãos quando ele os contava. Afinal de contas, eles não gostavam da idéia que os sonhos passavam de que um dia teriam que se submeter a José, um dos mais novos. Adicionando a isso o fato de ele ser o favorito de seu pai, não o tornava muito popular entre seus irmãos. Interessante é que os sonhos de José eram de Deus, não eram dele.

Por causa da raiva que eles tinham do rapaz, que aparentemente estava se exaltando com os sonhos, resolveram dar um sumiço nele. Simularam uma morte trágica e covardemente o venderam para viajantes. Jacó, seu pai, enganado pelos irmãos sobre a morte de José chorou amargamente. Que tristeza.

Impressionante é que esse foi o primeiro passo para que os sonhos de Deus em José se tornassem realidade.

Deixa-me dar uma palavrinha sobre sonhos de Deus. Eles são melhores do que os seus, acredite. Você precisa entender que quando recebeu a Cristo em sua vida, tudo agora deve pertencer a Ele. Inclusive o seu futuro. Deus transformou os meus sonhos nos Dele quando eu levantei a minha mão naquela igreja, há quase 10 anos. Os meus sonhos eram nocivos aos de Deus, me afastavam Dele. Muitas vezes ouvimos pregadores falando que o Senhor quer restaurar os nossos sonhos, que seremos isso e aquilo. Os únicos sonhos que devem ser restaurados, é verdade, são os Dele e não os nossos egoístas e em desacordo com o evangelho. Se os seus têm como objetivo riquezas e glória, acredite, não são os Dele. Mas nos do Senhor, ele acrescenta isso tudo, sem que busquemos essas coisas. Entendeu?

Lucas um dia provavelmente sonhou ser um grande médico. Estudou para isso, e tudo foi válido na sua vida. Provavelmente exerceu a profissão com muito prazer. Mas foi no evangelho e na vida de Paulo, acompanhando-o, sofrendo com ele nas viagens, que ele descobriu os sonhos de Deus. Hoje, quando a gente lê a sua narrativa do evangelho e em Atos, não é um médico que percebemos ali, mas um homem que entregou a sua vida, a sua profissão, tudo o que tinha aprendido pela causa de Cristo. Ele viveu o sonho de Deus e o registrou para nós.

Sonhe e sonhe muito mesmo... mas que seja o sonho Dele.


FOGO DE DEUS POR INCÊNDIO

Mateus 12:22-45

Você já fez algo bom e depois foi acusado de ter feito o mal?

Certa vez estávamos orando em nossa célula, e ela era composta de pessoas de várias idades, e pedimos que Deus cuidasse do nosso bairro. Clamamos para que Ele fechasse os motéis de lá e também pedimos que Ele enviasse fogo para queimar os pecados daquele lugar. Eu pedi que o fogo Dele caísse sobre um certo bar na esquina de casa. Porém, o pai do dono do bar, um senhor de idade, recém-convertido, estava em nossa célula. E depois daquela célula, ele ficou muito chateado comigo, já não falava mais, começou a me “queimar” para os moradores do bairro. Eu nem sabia disso, nem sabia o porquê. Até que minha mãe conversando comigo me disse: “Meu filho, lembra daquele dia? Pois é, o pai do dono do bar da esquina disse que você estava pedindo para o Senhor queimar o ganha-pão do filho dele e que Deus, do jeito que é poderoso, poderia acabar fazendo isso mesmo. Ele falou que você não deveria desejar essas coisas para as pessoas”.

Bom, minha intenção não era ver realmente um incêndio acontecendo ali, mas a transformação pelo fogo de Deus na vida dos pecadores. Então eu tive que ir pedir perdão para aquele senhor e explicar que não tive aquela intenção.

Jesus Cristo também foi acusado de fazer o mal, quando fazia o bem. Curou os enfermos, abriu os olhos dos cegos, fez muitos milagres. Mas também irritou os religiosos daquele tempo quebrando as suas tradições na realização dos milagres. Foi até mesmo acusado de estar expulsando demônios através do diabo. Ao que respondeu que se Satanás estava expulsando Satanás, o reino dele estava dividido e não conseguiria se manter de pé. Pura inveja, assim como os irmãos de José.


QUEM GARANTE O SEU FUTURO?

Salmos 16:1-11

“Senhor, és Tu que garantes o meu futuro”. Muito bom! Em um post que fala sobre os sonhos, aí está um bom incentivo.

Pai, com o Senhor à minha direita não serei abalado. Não tenho bem nenhum além de Ti.


---------------------------------------------------------

Curtindo o som: “Whole World in His Hands”, de Tim Hughes “He's got the whole world in His hands... I fear no evil, for You are with me”

Nenhum comentário: