Gênesis 3:1-4:26
Uma das coisas que mais deixam Deus irritado nem é tanto quando cometemos um erro, mas quando não o assumimos, procurando desculpas para justificá-lo, e com isso perdemos uma grande oportunidade de consertá-lo. Foi o que aconteceu com Adão e sua mulher. Após pecarem, Deus apareceu lá no jardim procurando por eles. Claro que Ele sabia onde o casal estava, mas Deus age assim para que a gente vá ao Seu encontro, mesmo errados, como princípio de um arrependimento. Perguntando Deus a Adão sobre o que tinha feito ele acusou a sua mulher de tê-lo feito errar (uma desculpa que até hoje os maridos dão). Então Deus perguntou à mulher também que... vejam só, apontou o indicador para a serpente – o diabo – (uma desculpa que até hoje elas dão). Ou seja, ninguém assumindo seus erros, um culpando o outro. Isso irrita Deus. Aí vem as conseqüências de um erro amplificado. Não digo que eles não sofreriam as conseqüências pelo ocorrido, mas acredito que seria diferente se eles se arrependessem e assumissem a lambança que fizeram.
Somente após o castigo, Adão deu nome à sua esposa: Eva, que significa “a que dá vida”. Talvez o fez como um agrado a ela, depois da sentença de Deus. Eu sei, há vários sentidos nessa atitude, tanto naturais como espirituais.
Para Deus vestir os dois com roupas de pele,algum animal deve ter sido morto, tipificando assim o sacrifício que Deus fez (e faria mais tarde) em favor do homem.
A questão do Caim e Abel foi sobre o que se oferece a Deus. Enquanto o Abel honrava Deus com o melhor do seu rebanho, o Caim passou na sua horta, colheu alguma coisa e trouxe pra Deus. E isso pra Deus não é certo, tanto que aceitou a oferta do Abel, mas desprezou a do seu irmão. Mas o Caim não aprendeu a lição, pelo contrário, ficou chateado, se achando um coitadinho, ciumento, invejoso. Esse tipo de atitude é reprovável pra Deus, que ainda com todo amor e carinho procurou ajudar o Caim aconselhando: “Se você fizer o bem não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você que deve dominá-lo”. Quando a gente deixa de fazer o que é certo por qualquer razão, atraímos um grande pecado para nós. Foi o que aconteceu com o Caim, que ao invés de dominar o pecado, foi conquistado por ele, matando o seu irmão. Os péssimos resultados do pecado de Caim você vê também em sua descendência. Lameque, seu ta-ta-ta-ta-ra-neto era um “galinha” que não levava desaforo pra casa.Que tristeza.
Senhor, quando eu for confrontado, por Ti ou por qualquer outro, que eu jamais deixe de corrigir minhas falhas, mas que eu faça o que é o certo, sendo um exemplo para todos e para os que vierem de mim.
O HERÓI JOSÉ
Mateus 2:13-3:6
A cada dia a mais da leitura do livro de Mateus eu admiro o José, esposo da Maria. Pôs em risco a própria vida por um filho que não era seu. Provavelmente foi acusado (pelos que não conheciam a história verdadeira) de ser um apressadinho engravidando a Maria e que teve de casar com ela por causa disso. Foi renegado pelos parentes em sua cidade natal, tendo que procurar outro lugar para se hospedar e sua esposa dar à luz. Mas uma coisa José fazia: obedecia cegamente ao seu Deus. Se o Senhor dava uma direção pra ele, lá ia o rapaz. Nem que fosse para mudar de país. Eu ainda não assisti o filme “Jesus - A História do Nascimento”, mas estou curioso para ver se ele expressa bem esse José justo, um cara a quem admiro. Interessante.
Senhor, que eu possa ouvir mais a Tua voz e comprar a Tua briga, mesmo em favor daqueles que, aparentemente, não tem nada a ver comigo.
POR QUE SE ENFURECEM AS NAÇÕES?
Salmos 2:1-12
Às vezes eu me pergunto porque o mundo está cada vez mais tão distante de Deus? Porque tanto ódio religioso? Nesse salmo, percebi uma coisa: muita gente pensa que se dedicar a Deus significa estar acorrentado, algemado. Isso é perigoso e leva a um povo frouxo, sem cobertura de Deus, e sobre o qual desce a ira do Senhor. Aí você vê loucuras sendo feitas “em nome do Senhor” ou por outra causa sem nexo, porque o povo não conhece o verdadeiro Deus. Triste.
Pai, que eu seja prudente e aceite a tua advertência, que eu te adore com temor e tremor, beije o Teu Filho sem o trair e me refugie em Ti, todos os dias.
EU AMO MEU PAPAI, EU AMO MINHA MAMÃE
Provérbios 1:7-9
“Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.”
Caraca! Obrigado, papi e mami, por me ensinarem a ser um bom homem, às custas, às vezes, de uma boa surra. Acredite, eu mereci. Hahaha
---------------------------------------------------------
Curtindo o som: “Once Again”, de Matt Redman. “Thank You for the cross.. thank You for the cross... thank You for the cross, my Friend!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário