quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Nome dado pelo Pai

FILHO DA MÃO DIREITA

Gênesis 35:1-36:43

Dizem que a gente só trava a fechadura depois que somos roubados. Foi o que aconteceu com o Jacó. Somente depois que os filhos deles fizeram uma grande besteira – na verdade um grande massacre – em uma cidade para vingar sua irmã, ele resolveu ir para Betel, a “Casa de Deus”. Também somente após o ocorrido ele se preocupou em eliminar os deuses estrangeiros que a sua família possuía e se purificar.

Mano, devemos evitar ser desse jeito. Precisamos entender que os problemas estão ao redor, o diabo está por perto e até a morte está bem do nosso lado. Eu não preciso ter o pensamento insensato de que primeiro resolvo um problema e espero o próximo chegar para eu identificá-lo e tentar lutar contra ele. Eu tenho que entender que os problemas já estão potencialmente perto de mim, e desde já me prevenir contra eles. “Orem e vigiem”, lembra?! Se você está lendo esse meu comentário e está distante de Deus, não espere a coisa piorar (até mesmo porque já deve estar ruim pelo fato de você estar distante Dele) para poder procurar por Ele, pela “Casa de Deus”. Vá logo! Tome uma atitude de sair de sua zona de conforto, de sua afeição com esse mundo.

Israel precisou mostrar que era macho mesmo e tomou uma atitude. Ainda que um pouco tarde, mas tomou. Voltou pra Deus. Foi um tempo muito difícil para aquela família. Sua esposa, Raquel, estava com dificuldades para ter o segundo bebê. Quando este nasceu, ela morreu... mas nos últimos suspiros ela deu um nome inusitado para o menino: Benoni, que significa “filho da minha aflição”. Que nome feio. O caçula da família, com um nome que lembra uma tragédia. Mas Israel, o pai, interveio e mudou o nome do menino para Benjamim, que significa “Filho da minha mão direita”, ou “Filho da minha autoridade”. Sabemos que atualmente o mundo, essa geração é conhecida por algo ruim. Os “rebeldes”, os “sem futuro”, os “imorais”... Mas o nosso Pai quer mudar o nosso nome também, transformar algo amaldiçoado em bênção, quer nos chamar de filhos de Sua autoridade.

Senhor, te agradeço por ter mudado a minha vida, por ter me chamado para ser filho da Tua autoridade.


O SÁBADO

Mateus 12:1-21

Vendo todos os milagres que Jesus fazia e tendo ele a aceitação do povo, os religiosos daquele tempo ficaram tomados por inveja e ódio. Sabe quando você faz 99 acertos, mas é dilacerado por causa de 1 erro? Então... procuravam achar em Jesus algum delito para acusá-lo, sem perceber todas as maravilhas que Ele fazia, algo que somente Deus poderia fazer no meio deles.

Uma das maiores acusações contra Jesus era porque ele trabalhava no sábado (Sabbath, repouso). O que significava o sábado para o povo judeu? Era um dia de descanso que Deus instituiu para que o homem usufruisse dele. Ele foi feito por causa do homem, e não o homem por causa dele. Mas os homens o tornaram algo cerimonialmente religioso através da Lei, dando mais importância a ele que qualquer outro mandamento de Deus, inclusive.

Quando Cristo curava no sábado, ou se os discípulos Dele fizessem alguma atividade naquele dia, os religiosos instantaneamente apontavam o dedo para Ele, acusando-o de violar a santa Lei de Moisés.

Jesus veio para mostrar o verdadeiro significado do sábado. Disse que era permitido fazer o bem naquele dia. E, se fosse acusado de quebrá-lo, era justificado por ser um sacerdote, que podia violá-lo sem culpa. Hoje, somos sacerdotes reais, a Bíblia declara isso, e estamos debaixo da GRAÇA que nos faz ser assim, e não estamos mais debaixo da Lei.

Mas, por causa do sábado, começaram a conspirar pela morte de Jesus.

A Bíblia diz que Jesus curou TODOS os doentes que chegavam a ele. Ele era o servo escolhido, citado em Isaías 42.

Senhor, que eu seja um obreiro aprovado por Ti, o teu servo amado, assim como Teu filho foi. Que eu tenha compaixão daqueles que não te conhecem e até mesmo daqueles que te conheceram, mas por algum motivo se afastaram de Ti. Que eu os ajude a serem consertados por Ti, pois o Senhor não quebra o caniço rachado, nem apaga o pavio fumegante. O Senhor não acaba de vez com aquele que um dia foi disciplinado e agora anda perdido, nem apaga de vez aquele que um dia foi cheio de fogo. Reaviva, Pai, todo aquele que está distante de Ti.


---------------------------------------------------------

Curtindo o som: “Miracle Maker”, de Delirious? “I’m standing at the feet of the miracle maker...”

Nenhum comentário: