Gênesis 13:5-15:21
Abrão tinha um sobrinho chamado Ló que também havia prosperado muito ao lado dele. Ao ponto de os dois terem que se separar, por causa das brigas entre os pastores dos rebanhos deles, pois a terra onde estavam ficou pequena demais pros dois. Partiu de Abrão a iniciativa de parar com as brigas, pois se consideravam irmãos. Ele pediu que o sobrinho escolhesse um lugar para ir. Se Ló fosse pra esquerda, Abrão iria para a direita, a decisão pertencia a Ló. O rapaz deu uma “urubuservada” nas terras e escolheu ir por uma aparentemente rica, “como a terra do Egito” (tssssssssss!). E foi habitar ao lado de uma cidade chamada Sodoma, famosa pela perversidade e pecados. Às vezes fazemos esses tipos de escolhas, baseadas em aparência, não levamos em consideração de que poderemos estar nos distanciando de Deus e ficando mais pertinho do mundo. A escolha era de Ló, a escolha é sua.
Enquanto isso, Deus continuava dando destaque à promessa Dele para Abrão. “Vou te fazer numeroso...”. Como o Senhor conhecia bem Abrão, confiou nele para entregar a terra por onde ele andava. Era o prazer de Deus fazer o Abrão feliz. Não era por menos, a primeira coisa que Abrão fazia quando mudava de lugar era construir um altar para Deus.
Fico impressionado com a ousadia de Abrão e de sua confiança em Deus. Tanto isso que ele foi resgatar o Ló – que se meteu em encrenca por causa do lugar onde escolheu pra morar – atacando quatro reis poderosos que antes outros cinco reis não conseguiram vencer. Quando Deus está conosco, na batalha, por mais que pareça invencível, nós teremos vitória.
Após o resgate de Ló e dos prisioneiros dos quatro reis, Abrão deu a décima parte do que ganhou a um sacerdote. Ele foi fiel ao Senhor no seu dízimo. Quando o rei de Sodoma lhe fez uma proposta, Abrão não aceitou, demonstrando integridade e repulsa às coisas do mundo.
Para firmar a aliança de Deus com Abrão, Ele disse que lhe daria um filho – era o que o Abrão mais lhe pedia. Deus fazia a comparação da descendência de Abrão com a areia e com as estrelas: tão numerosa que não conseguiria contar. E hoje nós vemos o cumprimento dessa promessa de Deus. Jesus, descendente de Abrão, nos transformou em filhos da promessa quando o recebemos em nossa vida. Nem Napoleão, nem Alexandre o Grande e nenhum outro exército do mundo foi ou é maior do que o exército de Cristo. Deus selou com fogo o sacrifício da aliança de Abrão e é assim que Ele quer fazer com a aliança que faz conosco. Tem que ter o fogo de Deus em nosso sacrifício.
O ADULTÉRIO
Mateus 5:27-48
Impressionante como vemos o grande número de divórcio entre cristãos hoje em dia. Muitas são as razões e não quero me aprofundar em todas agora, mas gostaria de dar uma refletida na solução para o problema. Sabemos que o perdão e um passo de fé para recuperar a confiança conflita com o orgulho do casal. Mas é aí que está a diferença entre o casal cristão e o casal sem Cristo: no perdão e na fé. Jesus usou exemplos tanto com o homem quanto com a mulher sobre o adultério (uma das grandes causas do divórcio), mas o curioso é que ele não puxou brasa para a sardinha nem de um nem do outro. Usou a imoralidade sexual (do grego pornéia , relações sexuais ilícitas) de uma mulher como exemplo do adultério que dava margem para um divórcio (fruto de um coração duro) do marido. Ou seja, se o homem descobrisse que a sua mulher o traíra sexualmente, ele poderia dar, segundo a Lei de Moisés, carta de divórcio, pois ela adulterou. Mas usou no exemplo do homem o fato de só OLHAR para uma mulher a desejando, já cometendo um ADULTÉRIO. Tanto o fato como a imaginação do fato é adultério para Deus. Jesus deu um passo além na questão do adultério, demonstrando que a misericórdia, o amor e o perdão devem ser superior ao divórcio. Impressionante.
Certa vez um amigo meu soube que sua esposa o havia traído há um tempo atrás (e isso é realmente algo que eu não desejo para ninguém, passar por esse tipo de situação). Ela confessou pra ele. Tudo o que haviam construído na vida a dois, inclusive uma família maravilhosa, caiu por terra. As atitudes dos dois mudaram. Tudo esfriou. Imagine, como não? Então não demorou para o meu amigo começar a desejar outras mulheres, cometendo adultério na mente também (se é que já não o fazia antes olhando com impureza para as mulheres se igualando ao adultério da esposa). “Olho por olho, dente por dente”. Com isso, se despreza a esperança de uma restauração. Eu sei, eles tentaram uma reconciliação, mas quando você conversa com eles, percebe que ambos ficam apontando as falhas do outro, sem reconhecer seu erro e dar lugar ao perdão e ao início da recuperação da confiança. Não estou dizendo que é fácil ser cristão nessa hora de traição sem ficar angustiado, magoado, irado e com sentimento de separação, mas quando levamos em consideração o que Jesus falou, nossos argumentos caem por terra.
Pai, que o teu perdão que excede todo entendimento e a fé que temos de que podes restaurar uma pessoa, revertendo uma situação para o teu agrado, seja gritante para os casais que passam por isso. Senhor, que eu seja fiel à minha esposa tanto em minhas ações quanto nos meus pensamentos.
DEPRESSÃO
Salmos 6:1-10
Davi estava passando por uma grande angústia nesses versos. Provavelmente em depressão, chorando, com muita tristeza. Mas as suas palavras eram: “Volta-te, Senhor, e livra-me; salva-me por causa do teu amor leal.”
Senhor, que quando Tu ouvires as minhas súplicas, aceitando a minha oração, o Teu amor fiel afaste de mim as minhas preocupações, tira de perto de mim o mal que me traz fraqueza. Amém!
VIVER EM SEGURANÇA
Provérbios 1:29-33
Quem dá ouvidos e pratica o que a sabedoria de Deus diz viverá em segurança. Pode até vir o mal, mas você não o temerá.
Meu Deus, minha Rocha, que eu jamais me afaste de Tua sabedoria, que eu jamais coma dos frutos da má conduta e das maquinações, nem das minhas, nem dos outros; mas que saiba como ajudar aquele que de Ti precisa.
---------------------------------------------------------
Curtindo o som: “Toca-me”, do Santa Geração. “Leva-me, conduz-me ao Teu arrependimento... eu preciso mais de Ti...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário