quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

UAHHHHH! Que sono!

Hoje alterei minha rotina. Como o meu trabalho recomeçou, a primeira coisa que o capeta tentou pôr em minha mente foi: “bem, acho que isso afetará a minha leitura diária, talvez fazê-la em outro horário, mais tarde...”. O meu tempo sozinho com Deus e minha leitura da Palavra gosto de fazer de manhã cedo, logo que acordo. Então tive que fazer o seguinte: acordei mais cedo, para o meu trabalho não conflitar com o meu tempo com Deus. Para acordar mais cedo, tive que dormir mais cedo. Foi meio difícil, mas depois de rolar umas 300 vezes na cama, abraçar o meu travesseiro frio e sem sentimentos, finalmente consegui “puxar uma palha”. Estou me disciplinando nessa área. Dizem que o melhor sono, o restaurador, é aquele entre as 23h e 3h da manhã. Um dia eu chego lá...

900 VELAS NUM BOLO?

Gênesis 5:1-7:24

Analisando os filhos e filhas que Adão gerou vejo alguns fatos curiosos. Depois da morte do Abel ele só foi ter o próximo filho aos 130 anos, um garoto chamado Sete (“gerado para substituir”). 130 anos depois?? Caraca! Um recorde, visto que não havia televisão naquele tempo. Somente nesse período começou-se a “invocar o nome do Senhor”. Talvez essa fosse a razão do casal ter um dos filhos problemático, Caim, pois no tempo dele não buscavam o Senhor, resultando numa educação sem a presença de Deus.

Curioso também é ver que eles viviam muito. Há um tempo eu li um estudo sobre “As condições de vida no Paraíso”, o qual falava que o ambiente daquele tempo proporcionava a longevidade. Nesses versos de Gênesis, cita apenas 3 “rapazes” que não viveram mais que 900 anos. O Maalaleel (895), o nosso amigo Enoque (365) e o pai do Noé, o Lameque (777). Tadinhos. Para o padrão daquele tempo devem ter morrido “jovens”. Retificando: o Enoque não morreu, mas foi arrebatado por Deus. Cara! Já pensou? Deus o tomou para si, ainda vivo! A Bíblia fala que o Senhor fará isso em breve com a sua igreja, mas é necessário que ela “ande com o Senhor”, como o Enoque fazia.

Nóe, o capítulo destaca que ele “fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado”. Era um homem justo e íntegro e isso chamou a atenção de Deus, que o poupou, junto com sua família, de um Dilúvio que praticamente exterminou os seres humanos. Fato esse devido a perversidade do homem que tinha aumentado e os pensamentos do coração voltados para o mal. Muito diferente de hoje, né?

Deus trouxe os animais que seriam salvos até a arca e foi o próprio Deus quem fechou a porta da arca. E foi água, mano... água! Quarenta dias e quarenta noites de toró. Mas o Senhor ali se mostra como alguém que gosta de alianças. Estabeleceu a primeira dele com o Noé, como uma forma de misericórdia com a humanidade, salvando a família dele da inundação. Obrigado, Pai.


IGREJA RADICAL

Mateus 3:7-4:11

João Batista era um cara radical. Não se importava com a aparência, usava roupas de pêlo de camelo com um cinto de couro na cintura. Bem fashion, né? Comia gafanhoto e mel. E detonava a religiosidade. Falava o que Deus pensava, não importava se doesse ou não, falava. “Quem te enganou que você escaparia da ira de Deus fazendo a coisa errada?”, “a árvore que não der BOM fruto será cortada e lançada ao fogo”, essas foram as palavras dele para os “crentes” daquele tempo.

Tempo desses eu cheguei à conclusão de que há duas maneiras pelas quais os crentes saem da igreja. A primeira é naquela em que se ouve uma palavra light, aquela que se QUER ouvir, que não traz mudanças significativas no caráter do crente. Essa pessoa enjoa de tomar esse mingau todo dia, e parte pra outra. Nunca mais volta para aquela igreja, pois é light demais. A segunda maneira que um crente deixa uma igreja é: A igreja é radical demais, a Palavra dada ali é às vezes pesada, quase ofensiva ao caráter acomodado dela, é um alimento sólido demais, cuja digestão é difícil. Ela sai, vai embora da igreja, procura outras, mas só encontra mingau nas outras. Quando ela lembra da radical pensa: “Puxa! Lá eu não ouvia o que queria, mas o que eu PRECISAVA!”. Aí depois de uma longa busca, ela deixa de ser acomodada e volta para onde há o alimento necessário: A igreja radical. Precisamos de uns “Joãos” Batistas ultimamente nas igrejas, com alimento sólido.

Jesus foi descrito pelo nosso amigo radical como aquele que batiza com o Espírito Santo e FOGO. Fogo é essencial para o meu dia-dia. Sem fogo o altar é só mais um enfeite, igual aquelas Bíblias abertas no Salmo 91, na sala de estar. Meu altar tem que ter fogo! Com fogo, mesmo que eu vá para o deserto, eu vou sobreviver. Com fogo, mesmo sem comer pão, eu vou estar desfrutando da palavra que procede da boca de Deus. Vivendo disso, meu alimento.

Quando Jesus foi para o deserto, o capiroto em pessoa apareceu pra ele ali. A primeira jogada dele com Jesus foi na área da identidade: “SE és Filho de Deus...”. Quantas vezes ele já não mexeu nessa nossa identidade, nos levando a pecar, a duvidar das promessas de Deus e cair nas arapucas dele?

Pai, obrigado por ter me dado o direito de ser teu filho e poder desfrutar das maravilhas disso. Essa é a minha identidade, sem dúvida, sou filho de Deus. Te agradeço por me dar fogo e fazer com que eu o queira a cada dia mais (já leu o título do meu blog?)


QUEIXOS E DENTES QUEBRADOS

Salmos 3:1-8

Texto poderoso em que Davi, cheio de inimigos – inclusive seu próprio filho, Absalão – vê no Senhor um escudo e sustento, mesmo na hora do sono. Vê Deus como aquele que responde à sua voz e que chama pro pau os inimigos, com direito a quebrar queixos e dentes. WOW!

Senhor, Tu és o meu livramento, a minha defesa, e vítima serão os meus inimigos que se levantarem (claro que estou falando de inimigos espirituais).


A SEDUÇÃO DOS “AMIGOS”

Provérbios 1:10-19

“Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda!”

Tantas vezes nos afastamos das boas companhias, e acabamos sendo influenciados por aquelas que corrompem os bons costumes, caindo na sedução do mundo... coisa que ocorre, às vezes, dentro da própria igreja. Tsc, tsc.

Pai, que eu não ceda para aqueles que apressam os pés para fazerem o mal. Seja o meu proceder o bem para todos, em todo tempo e procure andar sempre em boa companhia.

---------------------------------------------------------

Curtindo o som: “I Need You To Love Me”, da BarlowGirl.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Heston...
O seu blog tah muito legal
essa história intaum tah muito engraçada....UAHHHHH! Que sono!
hehehehe
axei mtuh legal...
bjinhux i até maix