Gênesis 20:1-22:24
Há uma estória que diz que um certo rapaz foi se confessar ao seu discipulador para ser curado de um determinado pecado. “Irmão, eu roubei uma corda. Estou arrependido”, ele disse. “Isso não foi coisa boa. Mas você veio quebrantado confessar o seu pecado. Vamos orar para que você seja perdoado, curado e jamais volte a fazer isso de novo”, disse o pai espiritual do rapaz. Depois de um tempo juntos, orando e buscando Deus, o rapaz foi embora com a consciência aliviada por ter confessado o roubo da corda. Porém, o que ele não contou, foi que na ponta da corda havia uma VACA, roubada “em anexo”.
Essa é uma maneira de contarmos uma “meia-verdade” como se fosse uma verdade inteira. Mas uma meia-verdade também é uma “meia-mentira”! Abraão, mesmo velho, ainda aplicava o golpe mentiroso de que Sara era a sua irmã. Na verdade, eles eram irmãos por parte de pai apenas, mas eram casados. O fato dele ser casado não era mencionado, o que fazia com que os reis tomassem Sara como esposa e colocassem seu reino sob desgraça. Sara devia ser uma coroa enxuta, pois já era bem velhinha e os reis ainda se sentiam atraídos por ela. Eu, hein!? Não faz meu tipo.
Mas Deus cumpriu a promessa dele a Abraão e Sara e lhes deu um filho na velhice, chamado Isaque (“Ele ri”), o filho em que se iniciaria a numerosidade da descendência de seu pai. Isaque era o herdeiro da promessa, o que provocou ciúmes em seu irmão por parte de pai, Ismael, que começou a “tirar um sarro” do garotinho. Isso fez com que Sara expulsasse Hagar e Ismael.
Depois de expulsos e vagando pelo deserto, Hagar, mesmo sabendo que Deus lhe havia feito uma promessa de tornar o seu filho numeroso, abandonou o menino à morte e entrou em depressão. Bom, o Anjo do Senhor apareceu e salvou o dia. Não é muito diferente de nós que, mesmo tendo recebido a promessa do Senhor, muitas vezes desistimos do sonho de Deus por causa das circunstâncias.
Quando Deus pôs Abraão à prova pedindo que ele sacrificasse seu filho Isaque, me fez refletir de que muitas vezes Ele faz isso conosco. Quando estamos dando mais atenção à bênção do que ao abençoador, o Senhor nos põe à prova. É preciso subir ao monte para sacrificar nosso Isaque. Se você dá mais importância ao seu namoro, seu trabalho, sua aparência, sua faculdade, do que a Deus, é preciso sacrificar essa situação no altar do Senhor. Lembre-se, Isaque não morreu, mas foi colocado no altar do sacrifício. Abraão tinha fé de que desceria o monte com o seu filho ainda vivo. Qual é o seu Isaque? Deus honrou a Abraão porque ele OBEDECEU. Tenha fé!
Pai, que eu sempre Te tenha em primeiro lugar em minha vida e se há algo entre nós impedindo isso acontecer, que seja levado ao Teu altar.
MANGUEIRA DÁ MANGA
Mateus 7:15-29
Lembra da história dos três porquinhos? A casa do mais sábio não foi derrubada pelo sopro do lobo porque era firme, como uma rocha. Conosco é mais ou menos assim. Nossa casa (vida) deve ser edificada sobre a ROCHA, que é Cristo. Ele disse que isso acontecerá quando OUVIRMOS e pormos em PRÁTICA as suas palavras. Assim quando as situações ruins aparecerem (e aparecerão com certeza) e até mesmo o lobo soprando, nossa casa não cairá como uma casa construída sobre a areia, pois está edificada sobre a Rocha.
Senhor, que a minha vida esteja edificada sobre a Tua Palavra, onde não há circunstâncias que a venham destruir.
REFÚGIO
Salmos 9:1-12
Senhor, Tu me julgas e governas a minha vida com retidão. Tu és o meu refúgio quando estou triste, minha torre forte. Confio em Ti, sei que ouves o meu clamor e que jamais me abandonarás.
A MULHER IMORAL
Provérbios 2:16-22
Sabe aquela mulher que arrasta asa para todos? Que mesmo se for casada o fará? Então, muitos homens caem na sua lábia. A única maneira de ser forte e resistir a essa tentação é abraçar a sabedoria do Senhor, estar firme na Sua Palavra.
Meu Deus, te agradeço por estar firmado em Ti, no que diz a Tua sabedoria. Que eu jamais caia nessa armadilha.
---------------------------------------------------------
Curtindo o som: “Lord You're Near”, da Vineyard
Nenhum comentário:
Postar um comentário