domingo, 28 de janeiro de 2007

"You know my Name"

ALIANÇA COM NOME DE PESO

Êxodo 5:22-7:25

Indo ao Egito praticamente contra a sua vontade, Moisés agora também contava com a insatisfação do povo hebreu, o qual não ficou nada feliz quando soube que o Faraó havia dobrado o trabalho por causa do pedido de Moisés ao Rei, pra deixar o povo ir.

Aí o reclamão do Moisés chegou pra Deus todo chateado: “Porque me enviaste? As coisas só pioraram e Tu não libertaste ninguém...” Mas ele não contava com a Poderosa mão de Deus que agora começaria a castigar o Egito, por causa da dureza do coração do Faraó.

Deus falou uma coisa que eu achei muito interessante. Ele disse que havia aparecido para Abraão, Isaque e Jacó, que era conhecido por ser o Deus deles, mas nunca havia revelado pra eles o Seu nome, Yahweh. Mas para Moisés ele fez isso. Revelar o nome significa ter intimidade. Naquele tempo o nome era muito importante, principalmente no peso das alianças, dos contratos. Deus estava mostrando a Moisés que, embora este estivesse insatisfeito por ter ido ao Egito, ele estava conhecendo a importância de uma aliança e das promessas de um Deus que se importa com Seu povo. Aquela libertação requeria um nome de peso, a assinatura de Deus.

Tempo desses eu fui assistir o 007 Cassino Royale (na verdade, já vi duas vezes) e a música dos créditos iniciais falava “you know my Name” (“você conhece meu nome”), uma referência ao peso do nome de James Bond, um ícone da espionagem.

Jesus, significa “o Senhor salva”. Esse nome foi revelado a nós. E à menção do nome de Jesus, as pessoas são libertas de doenças, demônios e de todo mal. Nós temos intimidade com Ele. Isso era o que Deus estava querendo mostrar para Moisés. Intimidade na autoridade do Seu nome.

Pai, que eu dê a importância devida ao Teu nome na libertação das pessoas. Que eu entenda que o Senhor se fez íntimo de mim e que, para isso, me revelou o Teu nome. Obrigado!

O PERDÃO

Mateus 18:21-19:12

Sabe aquele tipo de pergunta com resposta óbvia que a gente faz pra Deus? Pois é, Pedro fez uma desse tipo pra Jesus: “Quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?”

Talvez sete vezes para Pedro já fosse algo além do limite, mas ouviu de Jesus que não até sete, mas setenta vezes sete. WOW!

Jesus contou a estória do servo impiedoso que teve uma dívida monstruosa perdoada pelo Rei, mas que maltratou um amigo que lhe devia uma mixaria comparada com sua antiga dívida. No que o Rei depois de saber disse: “Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não deveria ter tido misericórdia do teu conservo como tive de você?” E sofreu um castigo cruel.

“Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar DE CORAÇÃO a seu irmão.”

Senhor, que eu reconheça quão grande foi o Teu perdão pelos meus pecados e que possa perdoar de coração àqueles que têm pisado na bola comigo.


---------------------------------------------------------

Curtindo o som: “Come see”, de Michael W. Smith. “Come near, come weary and ashamed, come near... His arms are open... His arms are open...”

Nenhum comentário: